Exposição virtual reforça representações do Índio Goitacá

Por Cade Campos 11/04/2020 - 13:24 hs
Foto: Supcom
No dia 19 abril é comemorado o Dia do Índio e o Museu Histórico de Campos irá celebrar a data de forma especial por meio das redes sociais. Na próxima segunda-feira (13), será aberta a exposição virtual “Representações do Índio Goitacá”, com obras de desenhistas, designers e artistas plásticos campistas. Na qual, serão mostrados trabalhos – baseados em pesquisas históricas – sobre o índio Goitacá e seus costumes. Além disso, o Museu lançará uma ação onde o público infantil poderá enviar desenhos, pinturas ou esculturas para as redes sociais da instituição e concorrer a prêmios. A exposição online segue até o dia 17 de abril.

A mostra apresentará as obras dos artistas Glauco Torres Grayn, Jonlipe de Azevedo Concebida, Mario Lúcio Evangelista dos Santos, João de Oliveira, Cássio Peixoto e Alicio Gomes. Já a premiação será feita pelo Conselho Municipal de Cultura, onde irão selecionar as três melhores representações sobre o índio Goitacá, que presentearão os ganhadores com os kits de livros: "Liceu em Quadrinhos – patrimônio, história e memória", da autora Silvia Alicia Martinez, 2014; "Nilo Peçanha em Quadrinhos”, do roteirista e ilustrador Rubens Matos, 2018 e "Indiozinho Cratsca", de Carmen Eugenia Sampaio e Sylvia Paes, 2014.


Segundo a historiadora e diretora do Museu Histórico, Graziela Escocard, a exposição virtual com os trabalhos de artistas locais e o desafio ao público infantil é uma forma de homenagear os primeiros habitantes da planície goitacá, que deram origem ao nome da nossa cidade.

- Durante a exposição iremos postar nas redes sociais da instituição as obras e seus criadores, apresentando a biografia de cada artista, além de utilizar cotações de viajantes e cronistas, que descreveram os índios goitacá. Desta forma, esperamos despertar o interesse do público infantil em criar também representações acerca de nossos índios e receber suas obras para postarmos através das hashtags: #goitaca e #mhcg. Esta é uma forma de interação e disseminação de conhecimento sobre nossa origem. Após a escolha dos ganhadores iremos entrar em contato para realizar a entrega dos kits de livros na residência dos selecionados, de forma a combinar – comentou Graziela.
Supcom