IFF e Sprint 3D doam segundo lote de máscaras de proteção à Prefeitura

Equipamento de proteção individual é feito por voluntários da Startup e servidores do Instituto Federal Fluminense

Por Cade Campos 01/04/2020 - 22:29 hs
Foto: Supcom
Com produção iniciada no final do mês de março, a Startup Sprint 3D efetuou nesta quarta-feira (01) a doação, para a Prefeitura de Campos, do segundo lote com 132 máscaras estilo faceshield produzidas no Instituto Federal Fluminense (IFF). O equipamento de proteção é todo impresso em 3D para a utilização dos profissionais de saúde que atuam em Campos no atendimento a possíveis casos da Covid-19. O primeiro lote já está sendo utilizado por profissionais do Centro de Controle e Combate ao Coronavírus de Campos. 

Conhecida como escudo de face (“faceshield”) as máscaras estão sendo feitas por voluntários e toda a produção será disponibilizada ao município.  A iniciativa tem apoio do IFF que disponibilizou o espaço para a produção e está doando todo o material necessário à produção das peças. Com um parque de impressão montado no Campus Campos Centro do IFF, toda a produção ocorre sem custo ao Município.

Uma das Startups do “Programa Municipal de Apoio a Startups”, a Sprint 3D atua com material dentro das normas impostas pela Anvisa. De acordo com Thiago Pessanha, um dos responsáveis pela startup, a doação de mais de 100 máscaras a cada dois dias de trabalho com impressoras 3D, ocorre devido o emprego de tecnologia de ponta.

- Utilizamos uma tecnologia que otimiza a produção já que as máscaras são impressas e dispensam o tradicional molde - afirmou. 

A falta de EPIs em todo o Brasil é um dos pontos que levou a Instituição a colaborar com os profissionais de saúde de campos diante da pandemia da Covid-19”. A produção das máscaras é feita por equipes de voluntários da Startup Sprint 3D e conta com a ajuda de voluntários servidores do Instituto.

A startup já aumentou a capacidade de produção de máscaras e, agora, além das doações pra Campos, outros municípios da região também serão contemplados.  

Centro de Controle de Combate ao Coronavírus - Desde a última segunda-feira (30) a Prefeitura de Campos está atendendo possíveis casos de covid-19 no Centro de Controle e Combate ao Coronavírus de Campos. A unidade foi estrategicamente montada pela Prefeitura no prédio do Hospital Beneficência Portuguesa (requisitada administrativamente para este fim) e receberá a população com suspeita da Covid-19 no município e casos encaminhados por médicos do atendimento 192.
Supcom