Prefeito, MP e forças de segurança esclarecem importância do isolamento social

Campos tem um caso confirmado da covid-19 e outros 13 suspeitos

Por Cade Campos 27/03/2020 - 15:40 hs

O prefeito Rafael Diniz; os promotores de Justiça Marcelo Lessa e Fabiano Rangel; o delegado da 146/Guarus, Pedro Emílio Braga e o coordenador da seccional em Campos do CREMERJ - Conselho regional de Medicina do Estado do Rio, Dr. Rogério Bicalho, concederam entrevista coletiva, no início da tarde desta sexta-feira (27), para ressaltar a importância da continuidade das medidas de isolamento social para evitar, no município, a propagação do novo Coronavírus. Segundo dados da Vigilância em Saúde, Campos tem um caso confirmado da covid-19 e outros 13 suspeitos. 

- Este é um movimento conjunto das autoridades que entendem que o momento é de união, de preservação de vidas. Os decretos continuam em vigência até o dia 5 de abril que foi o prazo estabelecido por autoridades de saúde para controlar a situação. A situação econômica preocupa a todos, mas precisamos preservar vidas - frisou Rafael Diniz. 

O promotor Marcelo Lessa se mostrou perplexo diante da manifestação realizada na manhã desta sexta com a aglomeração de cerca de 50 pessoas. "O que querem, contar corpos? As medidas de isolamento social são justamente para evitar que o vírus se espalhe entre as pessoas. Campos tem, até o momento, apenas um caso confirmado da doença e esse é o objetivo das medidas adotadas, controlar, frear essa situação que o mundo vem enfrentando", ressaltou o promotor.    

O delegado Pedro Emílio Braga frisou que há decretos em vigência e aqueles que forem flagrados descumprindo as determinações podem ser autuados por descumprimento de medidas sanitárias preventivas. 

- Aglomerações como ocorreu hoje estão proibidas conforme decretos municipal, estadual e federal. Condutas que descumprem configuram crime. Já aqueles que incitam podem responder por apologia ao crime. Vamos adotar medidas caso haja descumprimento da ordem - destacou. 

Representante do Cremerj, o médico Rogério Bicalho disse que os médicos estão na ponta e prontos para atuarem, mas é preciso a colaboração de todos. "Este é o momento de evitar a propagação do vírus. Se o quadro desenhado se confirmar para o Brasil, senão houver um freio, o sistema de saúde não vai suportar. Vai entrar em colapso. O município tem apenas um caso confirmado e treze suspeitos. A cidade está por enquanto blindada em comparação as capitais. Fique em casa", alertou o médico.


PRINCIPAIS MEDIDAS ADOTADAS PELA PREFEITURA DE CAMPOS PARA CONTER O CORONAVÍRUS


SAÚDE
Criação do Centro de Controle e Combate ao Coronavírus, no novo prédio da Beneficência Portuguesa.
Criação de barreiras sanitárias nas rodovias de acesso à cidade.
Aquisição de novos materiais para as unidades de saúde.
Suspensão por 15 dias dos atendimentos ambulatoriais na rede municipal de Saúde a partir de 16 de março.
Suspensão das cirurgias eletivas na rede própria e contratualizada, com exceção das cirurgias oncológicas e cardiológicas, a partir de 16 de março.
Higienização sanitária das unidades de saúde, terminais rodoviários e Centro da cidade.
Autorização para relocação de médicos, a fim de suprir a demanda da população em caso de necessidade.
Realização de nova licitação para a compra de novos insumos hospitalares.
Criação de uma sala de apoio na Vigilância Epidemiológica para acompanhar casos de coronavírus e possíveis isolamentos.
Manutenção do atendimento no Núcleo de Auditoria, Controle e Avaliação para pacientes de Oncologia, Hemodiálise e Cateterismo.
Manutenção das viagens de pacientes que necessitam de Tratamento Fora do Domicílio, para oncologia e revisão pós-operatório. 
Orientação de funcionários para reforçar o uso consciente dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e o fluxograma de atendimento para possíveis pacientes com sintomas da doença.
Capacitação dos profissionais do Hospital Ferreira Machado, Hospital Geral de Guarus, UPHs, UBSs e UPA, no dia 2 de março.
Chamamento público para aquisição de 1.000 testes rápidos para o coronavírus.

ECONOMIA POPULAR
Proibição no corte do fornecimento de água por tempo indeterminado.
Prorrogação no prazo de vencimento das contas de água dos consumidores que pagam a tarifa social e pequenos comerciantes.
Garantia de aumento de 15% no consumo médio de água do consumidor sem aumento do custo.
Prorrogação no prazo de pagamento dos débitos municipais com vencimento até 31 de março. O contribuinte terá 7 dias para pagar após o retorno das atividades normais.
Intensificação da fiscalização aos estabelecimentos comerciais para evitar preços abusivos e venda de produtos de procedência duvidosa.

COMÉRCIO E SERVIÇOS
Fechamento de todos os estabelecimentos comerciais até o dia 5 de abril, com exceção dos que comercializam alimentos, água, gás e combustível.
Novo horário para os hipermercados, supermercados e mercados, incluindo atacados, atacarejos, lojas de conveniência e afins, que passam a funcionar de segunda a sábado das 8h às 20h, suspendendo suas atividades aos domingos.
Suspensão, até o dia 5 de abril, do atendimento presencial ao público nos bancos, casas lotéricas, agências de créditos e afins, ficando permitido o atendimento para pagamento de benefícios sociais, seguro desemprego e FGTS e o funcionamento dos terminais de autoatendimento.
Novo horário para feiras livres, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, quitandas e centros de abastecimento de alimentos, lojas de conveniência, lojas de venda de alimentação para animais, distribuidores de gás, lojas de venda de água mineral e padarias, que passam a funcionar das 7h às 19h.
Suspensão das atividades da construção civil, permitindo-se apenas os serviços de reparos emergenciais.

TRANSPORTE
Redução em 50% da capacidade de locação dos veículos do transporte público.
Determinação, no transporte público, de que só circulem veículos em que seja possível abrir as janelas, garantindo a circulação de ar.

EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE E LAZER
Suspensão das aulas na rede municipal de ensino.
Suspensão de todos os eventos culturais
Suspensão de todos os eventos esportivos.
Criação de canal com videoaulas de atividades esportivas.
Criação de canal com videoaulas para os idosos.
 
GESTÃO MUNICIPAL
Criação do Centro de Combate ao Coronavírus (CCC), no novo prédio da Sociedade Portuguesa de Beneficência de Campos.
Definição de novo horário para expediente interno nos órgãos públicos municipais, que passa a ocorrer das 9h às 13h.
Fechamento das repartições municipais ao atendimento público até o dia 31 de março.
Suspensão dos cursos e eventos promovidos pelos órgãos municipais.

SERVIDORES MUNICIPAIS
Liberação dos servidores municipais considerados de grupo de risco (acima de 60 anos, gestantes, pacientes oncológicos e imunocomprometidos) sem corte de salário.
Liberação de servidores para trabalho em sistema home office.
Suspensão do recadastramento anual dos servidores do Previcampos no mês de aniversário. 
Secom