Detalhes podem fazer diferença na hora de organizar as finanças pessoais

Por Cade Campos 26/03/2020 - 11:03 hs
Foto: reprodução da Internet | Freepik

Detalhes... quando se pensa em planejamento financeiro pessoal, os detalhes, podem fazer toda a diferença. É muito importante que se analise os aspectos rotineiros referente a gastos, tendo sempre em vista, a quantidade de dinheiro disponível durante determinado período, semana, mês ou ano.

E neste exato momento você deve estar se perguntando: “mas por que eu preciso de um planejamento financeiro pessoal”? A resposta é simples: quando o assunto é dinheiro, as pessoas precisam se preocupar com a organização, para não correr o risco de chegar ao final de determinado período, e perder o controle das contas, podendo inclusive, endividar-se por completo.

É importante destacar que a partir do momento que se tem uma visão ampla sobre os gastos, fica mais fácil elencar as prioridades, juntar algum dinheiro e até mesmo planejar a realização de sonhos. Abaixo, relacionamos importantes dicas para a realização de um planejamento financeiro pessoal.

O primeiro passo é elaborar uma lista de todos os gastos financeiros, desde contas de luz, água e telefone, até o lanche do fim da tarde. Veja quais são as despesas prioritárias e os demais tipos de despesas, buscando entender melhor a rotina financeira.

A segunda etapa envolve justamente o conhecimento detalhado sobre as despesas, de maneira que seja possível verificar todos os gastos em determinado período, e comparar com as receitas. Lembre-se sempre, que as despesas não podem ser maiores, que as receitas.

Já na terceira fase do processo é importante cortar gastos. Nesta etapa é possível dispensar gastos extras, comparar preços de produtos e serviços, bem como tentar renegociar dívidas, principalmente com instituições financeiras.

A quarta dica é separar as despesas pessoais, com as despesas da casa. Nesta etapa a disciplina precisa falar mais alto! Os gastos fixos da casa precisam ser priorizados e as suas despesas mais importantes, também. Entretanto, algumas escolhas podem ser feitas, como por exemplo, nos finais de semana. Substitua a ida ao shopping, cinema e teatro, por atividades em parques e praças públicas. São detalhes que podem fazer diferença!

Por fim, a última dica é: depois de passar por todas estas etapas, é hora de começar a juntar algum dinheiro! Um planejamento financeiro pessoal, bem executado, auxilia bastante no quesito economia. E é justamente nesta fase que os resultados começam a aparecer.

Uma das alternativas utilizadas por milhares de brasileiros na hora de juntar dinheiro é a aquisição de cota de consórcio, como explica o gerente administrativo do Valor Consórcios, Vinícius Basile. “Juntar dinheiro não é algo tão simples para muitas pessoas, por isso, muitas delas acabam optando pela modalidade de consórcio. Uma forma prática e segura de juntar dinheiro, geralmente, objetivando realizar um sonho, seja para adquirir um carro, caminhão ou até mesmo um imóvel. É através de consórcio que milhares de brasileiros tem optado por juntar dinheiro”, finaliza.

Outras informações mais sobre consórcios podem ser obtidas através do site e das redes sociais da empresa Valor Consórcios, ou pelos seguintes contatos: (22) 3811-0600 / 3824-6060 / 99794-0847 WhatsApp. É sempre importante lembrar: antes de adquirir um consórcio, verifique se a administradora trabalha segundo as normas do Banco Central. Na dúvida, consulte um especialista! É preciso checar essas informações, antes de efetuar o negócio.

 

Agência Comuniqque