Home Cidade FIRJAN: Atividade industrial no Norte Fluminense volta a cair em junho

FIRJAN: Atividade industrial no Norte Fluminense volta a cair em junho

3 Primeira leitura
Comentários desativados em FIRJAN: Atividade industrial no Norte Fluminense volta a cair em junho
0
85

A atividade industrial da Região Norte Fluminense teve nova piora em junho, de acordo com dados da Sondagem Industrial do Rio de Janeiro, divulgada nesta segunda-feira (07/08). O volume de produção recuou (49,2 pontos) e a demanda foi suprida com a redução dos níveis de estoques (47,5 pontos), que ficaram, inclusive, abaixo do planejado pelos empresários (46,3 pontos). O número de empregados também seguiu caindo (46,6 pontos).

A sondagem é um levantamento de opinião empresarial e os indicadores variam de zero a cem pontos. Os valores abaixo de 50 indicam pessimismo ou redução e acima de 50 pontos representam otimismo ou aumento.

Diante deste cenário, a região Norte continuou apresentando elevada ociosidade em suas indústrias, que permaneceram operando abaixo da média histórica (56%), com apenas 53% de utilização da capacidade instalada.

A pesquisa, realizada entre os dias 01 e 12 de julho, mostrou que os empresários também continuaram insatisfeitos com as condições financeiras em junho.  Contribuíram para essa insatisfação, a dificuldade de acesso ao crédito (28,8 pontos) e as baixas margens de lucro operacionais (35,9 pontos).  Esse cenário é semelhante ao observado nas outras regiões do estado do Rio de Janeiro.

Para o segundo semestre, a expectativa dos empresários é de queda na demanda por produtos (43,8 pontos) e, consequentemente, na compra de matéria-prima. Diante da incerteza em relação à retomada da atividade econômica interna e externa (50,0 pontos), os empresários devem adiar investimentos (29,2 pontos) e contratações de empregados (46,4 pontos).

Esses resultados apontam que os industriais da região Norte Fluminense estão entre os mais pessimistas do estado, ao lado dos da região Sul.

Participaram da Sondagem, empresas dos nove municípios atendidos pela Representação Regional FIRJAN/CIRJ Norte Fluminense: Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, Quissamã, Conceição de Macabu, Carapebus, Macaé e São Fidélis.

Ascom

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Redação Cadê Campos
Carregar mais por Cidade
Comentários estão fechados.

Veja Também

Professora da Uenf é agredida com coronhada durante assalto no Jóquei Clube

Uma professora da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) ficou ferida durante um…