Home Internacional Catalunha declara independência em relação à Espanha, mas suspende efeitos

Catalunha declara independência em relação à Espanha, mas suspende efeitos

3 primeira leitura
Comentários desativados em Catalunha declara independência em relação à Espanha, mas suspende efeitos
0
10

O presidente da Catalunha, Carles Puigdemont, declarou hoje (10) a independência da região em relação à Espanha, após o referendo de 1º de outubro, mas suspendeu os efeitos deste anúncio para abrir um processo de diálogo. A informação é da Agência EFE.

“Assumo o mandato do povo da Catalunha para que seja um Estado independente”, disse Puigdemont em um discurso no Parlamento regional, alternando-se entre os idiomas catalão e espanhol.

De acordo com o político, as urnas, em 1º de outubro, fizeram uma cobrança que ele está “disposto a dar andamento”. Puigdemont propôs deixar suspensa a declaração de independência por várias semanas para iniciar um diálogo e deu um prazo ao governo espanhol para aceitar uma mediação.

Segundo o líder catalão, o governo regional fará uma sessão ordinária para formalizar a independência e iniciar um processo constituinte.

Em espanhol, Puigdemont disse que não tem nada contra a Espanha, mas ressaltou que a relação é “insustentável”, após anos do que considera como agravos por parte das autoridades espanholas.

Lembrou que durante muito tempo exigiu um referendo regulamentar, como o realizado na Escócia, mas tem recebido “uma negativa radical e absoluta” do governo espanhol.

Entre os agravos, Puigdemont mencionou o que considera “menosprezo” à língua e à cultura catalãs, a falta de investimentos e a decisão do Tribunal Constitucional espanhol, em 2010, de cortar o Estatut (lei fundamental na Catalunha) que tinha sido aprovado em consulta popular poucos anos antes.

Puigdemont declarou também que a Catalunha “é um assunto europeu” e se comprometeu a “diminuir a tensão” gerada pelo referendo separatista do último dia 1º.

EFE

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Redação Cadê Campos
Carregar mais por Internacional
Comentários estão fechados.

Veja Também

Homem abusa de esposa e é absolvido por “não saber que estupro é crime”

Um homem foi absolvido da acusação de estupro contra a sua própria esposa sob a argumentaç…