Home Cidade Após o Caxexo, começa dragagem no Canal São Bento

Após o Caxexo, começa dragagem no Canal São Bento

4 Primeira leitura
Comentários desativados em Após o Caxexo, começa dragagem no Canal São Bento
0
32
Começou nessa terça-feira (10), a dragagem do Canal São Bento, para levar água do Rio Paraíba do Sul a localidades da Baixada Campista que sofrem com a longa estiagem. A intenção é também amenizar os problemas causados pela salinização provocada pela água do mar, que avança pelos canais da região. A intervenção emergencial nos canais acontece após parceria firmada pela Prefeitura de Campos, através da Superintendência de Agricultura e Pecuária, com o Governo do Estado, através Limpa Rio — Programa de Limpeza de Rios e Lagoa.
Logo após o início da dragagem, foi constatado que a água não estava passando pelas duas comportas. O superintendente de Agricultura e Pecuária, Nildo Cardoso, com assessores e um funcionário da empresa que opera a máquina dragline (escavadeira a cabo), conseguiram desemperrar uma das comportas e fazer a água passar pelas tubulações sob a BR-356, entrando pelo canal. Na semana passada, em outra frente, começou a dragagem do Canal do Caxexo, na localidade de São Martinho, também na Baixada, com o mesmo objetivo. Todo o processo é acompanhado por um grupo de trabalho que reúne oito produtores rurais da Baixada.
— A água já está entrando com força e em poucos dias estará beneficiando centenas de propriedades ao longo de uma grande área da Baixada, como Beira do Taí, Barra do Jacaré e Cazumbá, dentre outras. O canal estava sem adução de água do Paraíba há muito tempo, visto que a última limpeza foi feita há cerca de 10 anos — explicou Nildo Cardoso.
Ao longo dos cerca de 40 quilômetros do São Bento, que deságua no trecho do Canal Coqueiro conhecido como “Baixo Caxexo”, a limpeza será feita nos pontos mais críticos, onde existe assoreamento, e nas proximidades das pontes, onde o acúmulo de vegetação impede a passagem da água. A máquina, bem como a que está em São Martinho vai permanecer na região até o final de novembro.
Caxexo – Na dia 4 de outubro, outra dragline iniciou a limpeza do Canal do Caxexo, que tem cerca de 12 quilômetros. Ele nasce no Canal das Flechas, que sai da Lagoa Feia, e vai até o Canal Coqueiro, que começa no Rio Paraíba do Sul, na área urbana, e avança para a Baixada. Segundo os produtores rurais da área, o Caxexo não passa por uma boa dragagem há cerca de três décadas.
Supcom
Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Redação Cadê Campos
Carregar mais por Cidade
Comentários estão fechados.

Veja Também

Mega-Sena acumula e pode pagar mais de R$ 43 milhões na 3ªfeira

O concurso 1997 da Mega-Sena, realizado ontem, acumulou. Eis os números sorteados: 01 – 07…